terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como cuidar das suas joias

Pode ser só banhada em metal precioso, ter só valor sentimental, mas sempre queremos que nossas joias fiquem bonitas e brilhantes sempre. Aqui vão algumas dicas pra você cuidar bem delas.

   Ouro:
Pode ser amarelo branco ou rosé, ter ou não diamantes. Para limpar esse metal precioso, mergulhe as joias por cinco minutos em um copo de água morna com cinco gotas de amônia, enxágue bem com água corrente e seque bem. Assim você tira a oleosidade e devolve o brilho.
Se sua peça for de ouro branco, com o tempo ela pode ficar amarelada, e precisar de um banho de ródio, metal nobre que garante o aspecto platinado.
Para guardar, as joias que não tem pedras podem dividir a mesma embalagem, pois não tem o risco de arranhar. As mais trabalhadas devem ser guardadas em compartimentos individuais ou saquinhos de camurça ou veludo.   

   Prata:
Para limpar vestígios de suor e impressões digitais, basta usar um pano limpo e seco. Já para maquiagem, use espuma de sabão neutro e tecido macio.
Polidores de prata podem remover arranhões superficiais lisas. Evite usar soluções caseiras, como creme dental, pode causar riscos e arranhões.
Guarde  a joia envolta por um pedaço de tecido e dentro de um saco tipo zip lock. Para não danificar envite entrar em piscinas, o cloro acelera o escurecimento do metal .

   Diamantes:
Para eliminar a gordura corporal e a poluição, use um pano limpo. Pode também utilizar uma escova de cerdas macias, água morna e sabão neutro.
Joia e diamantes devem ser guardadas separadas, sem sacos de veludo ou na embalagem original.

   Pedras Preciosas:
Tais pedras devem ser lavadas com água, sabão neutro e escovinha bem macia. A água deve estar fria ou morna, mas cuidado, pedras como turmalina e opala podem trincar ou quebrar sob temperaturas elevadas. Depois de enxaguá-las, deixe secar em papel absorvente. As mais porosas, como turquesa ou coral, não devem ser molhadas, use apenas pano limpo e seco.
Colares e pulseiras devem ser mantidas na caixa original. Se guardados embolados, podem riscar umas às outras.

   Pérolas:
Toda vez que usar, as pérolas merecem sua atenção. Limpe-as com flanela ou tecido de algodão seco. No máximo use pano limpo e úmido para remover sujeiras mais persistentes. Atenção, produtos químicos podem deixá-las opacas, e o estrago é irreversível.
Evite guardar peças com peças de metal pode arranhar, inclusive o fecho. Devem ser guardadas protegidas por papel seda, em caixa forrada de veludo ou camurça. No saquinho, deixe o fecho para fora da embalagem.  

   Folheados:
Semijoias são banhadas em ouro 18 quilates, prata ou ródio. Para cuidar bem da sua semijoia, você deve evitar algumas coisas:
O banho, não é por causa da água, mas por causa dos resíduos de sabonetes e shampoos. O certo é retirar quando for tomar banho.
Evite o contato com pomadas e substâncias químicas, pois mancham o acessório. E sempre espere cremes e perfumes secarem antes de vestir a semijoia.
Cloro e maresia aceleram o processo de oxidação e também escurecem cristais e pedras.
Para remover transpiração e sujeira dos acessórios, com ou sem cristais, utilize sempre uma flanela seca ou um pano úmido.
Não é recomendável polir semijoias em casa, se o produto não for utilizado corretamente, pode manchar e escurecer.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário